Orientações para estágio no exterior

Caso o estágio possa eventualmente ser aproveitado como estágio curricular, o aluno pode simplesmente se matricular nesta disciplina e permanecer no exterior com o vínculo ativo.

Outra estratégia utilizada pelos alunos é se matricular em disciplina de conclusão de curso (TTC 1, TCC 2, etc), que muitas vezes podem ser feitas de maneira remota.

Caso não seja essa a possibilidade, a opção mais utilizada é o estudante trancar o período, o que interrompe parcialmente o seu vínculo.

PERGUNTAS FREQUENTES:

1. "O aluno deve permanecer matrículado em alguma disicplina?"
Se for possível o aproveitamento como estágio currícular, ele pode se matricular neste módulo.

2. "Como o aluno mantem a matrícula "ativa"?"
Apenas se permanecer matriculado em estágio curricular. Caso contrário, o aluno realizará o trancamento total.

3. "Como proceder em situações que o estágeio tenha duração de mais de um ano?"
Se matricular em estágio curricular em um semestre e trancar o segundo; ou simplesmente trancar dois semestres seguidos.

4. "Se o aluno já tiver cursado o estágio obrigatório, ele ainda conseguirá manter vínculo?"
Neste caso, ele não teria a opção de matricular-se na disciplina de estágio curricular. Logo, a opção é o trancamento total do semestre.

5. "O Colegiado precisa emitir alguma autorização?"
No caso dos estágios no âmbito do programa IAESTE, os alunos precisam enviar para a DRI um documento chamado Carta de Ciência (documento anexo), no qual constará a assinatura do presidente do colegiado do curso.

6. "devo trancar este período até que o próximo (que é a data do estágio) comece"

Tal decisão deve ser tomada  por você, considerando também o posicionamento do seu colegiado. Trata-se de questão acadêmica, em relação a qual a DRI não possui qualquer gestão. Você deve avaliar o melhor caminho para você, considerando seu histórico e objetivos acadêmicos.

7. "e minha dúvida é se eu com o período trancado consigo pedir documentos para a universidade assinar e me auxiliar no estágio fora"

A partir do momento em que você tranca o seu curso, seu status se altera no sistema de "matriculado" para "trancado". Consequentemente, você deixa de ter acesso a documentos que um estudante regularmente matriculado tem acesso, considerando a interrupção temporária do seu vínculo. Logo, documentos de comprovação do vínculo devem ser solicitados antes do trancamento.

8. "este documento eu mesmo preencho e mando para vocês assinarem, ou vocês que preenchem e já me encaminham assinado?"
Você é o responsável pelo preenchimento do documento, obtenção da assinatura do seu colegiado e envio para a DRI.

Outras dúvidas podem ser sanadas com: