LAPAC

Lapac, lugar de aprendizagem e de atendimento à comunidade

Na estrutura da Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) está o Laboratório Piloto de Análises Clínicas (Lapac), no qual são realizadas atividades de extensão, pesquisa e o Estágio Curricular no décimo período do curso de Farmácia. Coordenado pelo professor Roney Luiz de Carvalho Nicolato, que também é o responsável pelo projeto de extensão “Atendimento Laboratorial a População de Ouro Preto e Distritos”, o laboratório é fruto de uma parceria da UFOP com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto estabelecida em 1992, em que os pacientes do Sistema Único de Saúde de Ouro Preto (SUS/OP) são orientados a realizarem seus exames laboratoriais no Lapac.

As coletas são realizadas pela manhã pelos alunos do décimo período do curso de Farmácia, sob a supervisão do professor Roney Nicolato e do farmacêutico bioquímico Cássio Masioli. A parte da tarde é destinada à entrega dos resultados. Segundo o professor Roney, são atendidas 60 pessoas por dia. São realizados exames de hormônios, hematológicos, bioquímicos, microbiológicos, imunológicos, de urina e parasitológicos.

Os alunos Leonardo de Albuquerque e Viviane Pereira disseram que a importância desse projeto de extensão na formação profissional se dá pelo fato de o aluno poder “confrontar” a teoria aprendida nos períodos anteriores com a prática. “O aluno tem a oportunidade de fazer o quadro clínico do paciente, pois com a análise do material obtêm-se vários resultados das diversas áreas de análises clínicas, como a parasitologia e a hematologia”, confirma Viviane. Leonardo completa que “é empolgante vivenciar a prática da profissão”.

A comunidade interna da UFOP também se beneficia com o laboratório, com a realização de programas como o exame periódico de funcionários da UFOP e o exame dos estudantes de Nutrição para admissão em estágios curriculares. São realizados outros programas especiais com a comunidade ouropretana como o atendimento ao Grupo da 3ª Idade, à Associação de Diabéticos, APAE-OP, creches, asilos e escolas.

O  LAPAC conta com uma boa infra estrutura de equipamentos  para exames hematológicos e bioquímicos, além de microscópios. Por ser um laboratório escola, o LAPAC utiliza como suporte para as aulas um sistema de captação de imagens microscópicas que ajuda o professor a demonstrar para toda a turma, de uma só vez, o que está na lâmina de microscopia. Segundo Roney, os alunos aprendem técnicas novas no laboratório devido à atualização constante das metodologias. Ele informa que futuramente os alunos do curso de Medicina da UFOP também irão se beneficiar do LAPAC.

O  LAPAC é um instrumento de trabalho para todos os professores da UFOP, importantíssimo para a pesquisa. Os projetos de pesquisa que são realizados no laboratório não nascem lá, ele é o suporte para que aconteçam. Em média, são realizados 5 a 6 projetos de pesquisa por ano no laboratório.

Rua Costa Sena,171 - Centro, Ouro Preto - MG