Graduação

O curso de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criado pela Lei Provincial Nº 140, de 04 de abril de 1839, e suas atividades de ensino foram iniciadas em setembro de 1840. Atualmente é ministrado no Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto - MG, nas unidades acadêmicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) e da Escola de Farmácia (EFAR).


O curso é presencial e diurno, com ingresso de 50 estudantes a cada semestre letivo através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As vagas residuais são preenchidas por meio de processo seletivo único para reingresso, transferência, obtenção de novo título (Portador de Diploma de Graduação/PDG) e reopção de curso. O tempo mínimo para integralização corresponde a 10 semestres letivos e o tempo máximo de 15 semestres letivos, para estudantes ingressantes pelo SISU.


Desde 2006 o egresso recebe o título de Farmacêutico Generalista na modalidade Bacharelado. Esse profissional está apto a atuar em todos os níveis da atenção à saúde com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e aos alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.