Ações relacionadas à prevenção e controle ao surto de Coronavírus

Maio 25, 2020
corona

Com o avanço do Coronavírus no país, a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deu início a uma série de ações para prevenção e controle da Covid-19 em seu âmbito. Para prestar a devida resposta à sociedade, o endereço ufop.br/coronavirus disponibiliza informações sobre essas ações frente à pandemia.

 

Uma das ações mais esperadas é o início dos testes de Covid-19 no Laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb), já credenciado para realizá-los. Neste momento, a UFOP aguarda o envio de insumos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). O laboratório tem capacidade de fazer 200 exames por dia e vai atender a rede de saúde de Ouro Preto, Mariana, João Monlevade e Itabirito.

 

Apesar da UFOP não possuir Hospital Universitário (HU), ela é parceira da Prefeitura de Ouro Preto no Hospital de Campanha da cidade e trabalhou diretamente em sua organização, bem como em sua gestão e operação. O hospital possui 44 leitos de isolamento de enfermaria e 2 de estabilização (ventilação mecânica, mas sem tratamento de UTI). A universidade mantém convênio com a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto, que por sua vez, dispõe de 15 leitos de isolamento e 10 de UTI, preparados para pacientes com a Covid-19. Em ambos os espaços atuam professores médicos, farmacêuticos e nutricionista da UFOP, além de alunos em estágio e/ou voluntários.

 

Pesquisadores da UFOP trabalham, junto com parceiros da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em um projeto de pesquisa para melhorar a identificação de padrões causados pela  Covid-19 através de imagens de raio-x. A proposta é automatizar o processo com um modelo de redes neurais em profundidade capaz de identificar um padrão nas imagens de raio-X que permite detectar se um indivíduo está com a doença. 

 

Outra pesquisa da Universidade, em um trabalho conjunto com a PUC-Rio, vai ajudar no tratamento da doença. Pesquisadores desenvolveram um oxímetro para monitoramento a distância de pacientes com Covid-19. A ideia é que a nova tecnologia funcione como um oxímetro convencional, com a diferença de que, neste sistema, os resultados são compartilhados com um servidor central e analisados por entidades de saúde competentes. 

 

Acesse o relatório para conhecer mais ações.