Artigo sobre dispersão do vírus SARS-COV-2 em aeroportos conta com a participação de professores da EF

Setembro 17, 2020
pesquisa

O grupo de pesquisa EcoHealth da UFOP, que conta com a participação dos professores Alexandre Reis e Wendel Coura Vital, da Escola de Farmácia, juntamente com outros professores e estudantes da UFOP e da UFMG, têm trabalhado em modelagens matemáticas que demonstram as fragilidades sanitárias em aeroportos que favorecem a dispersão do vírus SARS-COV-2 e o espalhamento global da pandemia de COVID-19. Em um primeiro artigo intitulado “Severe airport sanitarian control could slow down the spreading of COVID-19 pandemics in Brazil” este grupo de pesquisadores chamaram a atenção para a fragilidade sanitária da rede brasileiras de aeroportos controlado pela ANAC. Através de modelagem matemática o trabalho mostrou o enorme risco de dispersão do vírus para região Norte e Nordeste logo no início da pandemia.

 

Confira o artigo pelo link: https://peerj.com/articles/9446/

 

Seguindo esta mesma linha de pesquisa, o grupo publicou o trabalho intitulado “Worldwide COVID-19 spreading explained: traveling numbers as a primary driver for the pandemic” na revista da Academia Brasileira de Ciência (ABC) que correlaciona o fluxo e intensidade de voos e a evolução da doença em diferentes países ao redor do mundo. Estes estudos reforçam a importância de promover segurança sanitária em aeroportos, seja para os trabalhadores e claro para os usuários.

 

Clique aqui para acessar o artigo.

 

Segundo o Prof. Alexandre, "Em linhas gerais o trabalho mostra que a disseminação de SARS-CoV-2 e a distribuição de casos em todo o mundo não seguiram tendência biogeográfica, climática ou cultural clara. Testamos se o número de passageiros de vôo por hora e o número de fronteiras internacionais poderia explicar o número de casos de COVID-19 em todo o mundo por uma regressão gradual. Análise foram tomadas em 22 de maio de 2020, um período em que se diria que os primeiros padrões do o estabelecimento da pandemia ainda era detectável, apesar da transmissão na comunidade em vários lugares. O número de passageiros que chegam em um país e o número de fronteiras internacionais explicaram significativamente 49% da variância na distribuição de o número de casos de COVID-19, e o número de passageiros explicado significativamente 14,2% da variância dos dados para casos por milhão de habitantes. Teoria ecológica neutra pode explicar uma parte considerável da distribuição inicial do SARS-CoV-2 e deve ser tomado consideração para definir ações internacionais preventivas antes de uma próxima pandemia."