Carta em defesa da democracia

Outubro 23, 2020
importante

As diretoras e os diretores das Unidades Acadêmicas enviam Carta em Defesa da Democracia aos candidatos à reitoria e à comunidade da UFOP, tornando pública posição em defesa da democracia, da universidade pública federal e dos processos de escolha e nomeação dos seus dirigentes, conforme a vontade das bases.

 

 

 

À comunidade Universitária

Aos(Às) Candidatos(as) à Reitoria da UFOP

 

Diante do quadro preocupante de ataques à democracia ocorridos em diversos setores da sociedade e de instituições públicas, diretoras e diretores das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Ouro Preto se manifestam em defesa da história democrática construída ao longo dos seus 50 anos de existência. 

 

A apresentação de nomes para composição de lista tríplice para nomeação de dirigentes de universidades federais é uma conquista da democracia e da autonomia universitária, com histórico importante de respeito, por parte dos ministros da Educação, ao nome escolhido por discentes, servidores técnicos-administrativos e docentes. Não é esse cenário, no entanto, que se desenha atualmente. Os ministros do atual governo têm nomeado reitores que não foram os escolhidos pelas comunidades universitárias.

 

As diretoras e os diretores de unidades acadêmicas da UFOP se pronunciam em favor do acolhimento de forma equânime todas as candidaturas postas no atual processo de escolha à reitoria da UFOP, reconhecendo que nelas há o compromisso pelo respeito às escolhas individuais e ao resultado da consulta, mas alertam candidatos e comunidade acadêmica para os cuidados em se conduzir um pleito absolutamente democrático e dentro das normas legais, para que em nada possa ser questionado em alguma das etapas do processo, até a nomeação do nome escolhido pela comunidade ufopiana.

 

A primeira etapa está em curso, com três candidaturas em plena campanha. As diretorias da Unidades Acadêmicas se declaram abertas a receberem com igualdade de condições as três chapas, para que estas apresentem à comunidade as suas propostas e os seus compromissos específicos a cada Unidade. A segunda etapa, após a apresentação do resultado da consulta para escolha do nome à reitoria, será a formação do Colégio Eleitoral, no Conselho Universitário, na qual será formada a lista tríplice, a ser encabeçada pela chapa vencedora na consulta à comunidade e, desta forma, encaminhada ao Ministério da Educação, para nomeação, terceira etapa do processo, na expectativa de que o ministro respeite a escolha da UFOP.

 

Nessas três etapas diretoras e diretores das Unidades Acadêmicas exigem que candidatos respeitem as normas e o acordo histórico celebrado pelas entidades que nos representam (DCE, Adufop e Assufop) e, por fim, a vontade expressa na consulta à comunidade, e que a comunidade esteja vigilante, na cobrança sistemática à observância às normas e ao processo democrático que caracterizam a história de conquistas construída na UFOP pelo debate e pelas decisões discutidas com as bases.

 

As diretoras e diretores das unidades, contudo, alertam candidatos, candidatas e a comunidade ufopiana que seja rigorosamente respeitado o processo eleitoral, sem nenhum tipo de ação presente ou futura que possa contrariar a vontade manifestada por alunos, professores e servidores técnico-administrativos nas urnas.

 

Desta forma, tornamos pública nossa posição em defesa da democracia, da universidade pública federal e dos processos de escolha e nomeação dos seus dirigentes, conforme a vontade das bases.

 

Ouro Preto, 06 de outubro de 2020.

 

Alissandra Nazareth de Carvalho,

André Talvani Pedrosa da Silva,

Cíntia Vieira da Silva,

Cláudia Antônia Alcantara Amaral,

Frederick Magalhaes Hunzicker,

Heber Eustáquio de Paula,

Hernani Mota de Lima,

Issamu Endo,

Eloisa Eelena de Lima,

Iure Kalinine Ferraz de Souza,

José Benedito Donadon Leal,

Katia Gardênia Henrique da Rocha,

Helena Miranda Mollo,

Lenice Kappes Becker Oliveira,

Luciano Batista de Oliveira,

Luciano Campos da Silva,

Lucineia Souza Maia,

Marcia Maria Arcuri Suner,

Maria Elisabete da Silva Barros,

Neila Márcia Silva Barcellos,

Renata Nascimento de Freitas,

Rodrigo Fernando Bianchi,

Thiago Augusto de Oliveira Silva.