Escola de Farmácia comemora 183 anos

Abril 4, 2022
183 anos

No dia 04 de abril de 1839 foi inaugurada a "Escola de Pharmacia" de Ouro Preto, após um decreto sancionado pelo Conselheiro Bernardo Jacinto da Veiga, presidente da Província de Minas Gerais. A instituição foi a primeira na América Latina a desvincular os estudos de fármacos do curso de medicina. Através do Decreto-Lei n° 778, de 21 de agosto de 1969, o Governo Federal incorporou a Escola de Farmácia e a Escola de Minas, instituindo a Universidade Federal de Ouro Preto.

A Escola funcionou em diferentes endereços, sendo o primeiro, no ano de sua fundação, no prédio do Colégio Assunção, no Largo de Coimbra. Em 1893, a Escola passou a funcionar no prédio localizado na Rua Costa Sena, onde permaneceu até 2013. O prédio, onde hoje funcionam o Museu da Farmácia e o Laboratório Piloto de Análises Clínicas (LAPAC), foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. Atualmente, as atividades acadêmicas são realizadas em sua maioria na Escola de Farmácia do Campus Morro do Cruzeiro.

A EFAR é parte vital na história da profissão farmacêutica no Brasil e na América Latina, e é referência em ensino, em pesquisa e em projetos de extensão. A instituição formou mais de 12 mil profissionais em seus 183 anos de existência.

“Pela sua longevidade, a Escola de Farmácia de Ouro Preto se transformou numa testemunha da luta pela melhoria das condições de vida no Brasil, a partir de seu compromisso com a pesquisa, produção e uso adequado dos medicamentos” Victor Vieira de Godoy

A Escola de Farmácia de Ouro Preto agradece imensamente a todos seus os alunos, ex-alunos, servidores e professores que ajudaram e ainda ajudam a construir essa história.