Exposição "Anatomia Humana" celebra os 180 anos da Escola de Farmácia

Abril 4, 2019
expmuseu

O Museu da Pharmacia inaugura nesta sexta-feira, dia 05 de abril, a exposição "Anatomia Humana". Essa contará com as coleções de equipamentos que foram adquiridas no final do século XIX, na França, para instalação dos laboratórios que garantiriam as aulas práticas da Instituição. Com o desuso provocado pelo avanço tecnológico, parte expressiva desse material foi de certa forma esquecida nos antigos armários de Pinho de Riga.

O professor do Departamento de Ciências Biológicas (DECBI) Luiz Eduardo de Sousa contou que as peças foram "organizadas em ilhas de acordo com as funções específicas do corpo humano". Na primeira ilha estão expostos os aparelhos referentes aos cinco sentidos: auditivo, olfativo, palativo, tátil e visual. Na segunda, pode-se observar o sistema nervoso, com encéfalo e medula espinhal. Por fim, um boneco em tamanho real distingue todos os músculos, veias e artérias, além de um dispositivo que permite abrir a área do abdômen, revelando de maneira tridimensional todos os órgãos internos que compõem o corpo humano.

A exposição é parte do projeto de iniciação científica "Museu da Anatomia", orientado pelo professor Luiz Eduardo. O objetivo essencial do projeto é higienizar e restaurar os modelos anatômicos da Universidade. Dentro deste processo, houve uma pesquisa bibliográfica sobre os modelos e fabricantes, e também sobre o uso dos equipamentos anatômicos na Escola de Farmácia ao longo desses 180 anos.

Os resultados da pesquisa serão apresentados por Juliana de Paula, aluna de Museologia e bolsista do projeto "Museu da Anatomia". A visita guiada apresentará aos visitantes o contexto histórico e social do processo de aquisição das peças, assim como a importância de preservar este material. A exposição é gratuita e aberta a toda a comunidade.