Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas PAPL 2022-2023

Maio 17, 2022
FAPESP

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas (PAPL) foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994.

O PAPL já apoiou, aproximadamente, 750 estudantes de graduação de todas as Instituições de pesquisa e ensino do Brasil. Um grande número desses estudantes manteve-se na vida acadêmica, dedicando-se à pesquisa em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e pós-doutorado, em seus estados de origem ou em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, inclusive no exterior. Alguns são, hoje, docentes e bolsistas de pesquisa do CNPq.

Agora, o acordo entre a ABC e a Fapesp dará nova dimensão ao PAPL por um período de cinco anos, renováveis por mais cinco. Na nova versão do Programa Aristides Pacheco Leão para Vocações Científicas (PAPL / ABC – Fapesp), o programa ampliou o número de bolsas e agora contempla todas as áreas do conhecimento no âmbito da ABC.

Nesta edição do programa, serão selecionados 50 alunos de graduação de todo o Brasil, em todas as áreas de conhecimento abrangidas pela ABC, sendo 25 alunos do Estado de São Paulo que estagiarão em outros Estados e 25 alunos de todo o restante do Brasil que estagiarão em laboratórios paulistas.

O edital com todas as instruções incluindo os valores das bolsas pode ser lido aqui no site da Fapesp.

Os estudantes podem demonstrar interesse através do preenchimento deste formulário https://forms.office.com/r/pmeKJ6w9VV que ficará disponível até o dia 30 de junho de 2022. Após isso, todos os interessados serão avaliados por uma comissão e os selecionados passarão para a etapa de envio de propostas na plataforma da FAPESP junto com o orientador designado.