PROGRAMA DE APOIO À FIXAÇÃO DE JOVENS DOUTORES NO BRASIL

Setembro 22, 2022
Fapemig

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cienfico e Tecnológico – CNPq oferece oportunidade de bolsas de pós-doutorado. 

 

O objetivo é apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico, e de inovação do Estado de Minas Gerais, induzindo a inclusão de jovens doutores em equipes de pesquisa por meio da concessão de bolsas e auxílio à pesquisa.

 

NÚMERO DE PROPOSTAS E PRAZOS

 Serão concedidas até 150 (cento e cinquenta) bolsas de Pós-Doutorado Junior (PDJ) ou Pós-Doutorado Empresarial (PDI) com duração de até 24 (vinte e quatro) meses, a serem financiadas pelo CNPq, acompanhadas de auxílio à pesquisa para a realização do projeto do bolsista, a ser financiado pela FAPEMIG por igual período da duração da bolsa.

Para as modalidades de Bolsas PDJ e PDI desta Chamada, serão consideradas as normas gerais e específicas estabelecidas na Resolução Normava do CNPq no 028/2015.

O prazo de execução de cada projeto contratado junto à FAPEMIG será contado a partir da data da publicação do extrato do Termo de Outorga Eletrônico – TO no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, podendo ser prorrogado conforme previsto no TO.

 

Serão consideradas elegíveis as propostas de ICTMG que atendam aos requisitos desta Chamada, cadastradas conforme disposições condas nas Portarias FAPEMIG PRE n. 01/2021 (hp://www.fapemig.br/pt/legislacao_detail/483) e PRE n.12/2021 (hp://www.fapemig.br/pt/legislacao_detail/499).

 

As propostas deverão ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa ou desenvolvimento tecnológico, em língua portuguesa e submedas, obrigatoriamente, em versão eletrônica no sistema EVEREST da FAPEMIG (hp://everest.fapemig.br), até as dezessete horas do dia 17 de outubro de 2022, e, desde que iniciadas

dentro desse prazo, poderão ser finalizadas até as 23:59 horas do mesmo dia.

 

Demais informações podem ser encontradas no EDITAL.