Projetos da Escola de Farmácia realizam ações relacionadas ao Coronavírus

Maio 29, 2020
corona

Com a pandemia do Novo Coronavírus, diversos projetos de pesquisa e extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) precisaram readaptar suas atividades para focar no enfrentamento, controle e prevenção ao vírus. Outros projetos surgiram pela necessidade de informações de qualidade e estudos sobre o tema. A comunidade da Escola de Farmácia está empenhada em desenvolver ações para o combate ao vírus, além de contar com inúmeros projetos de pesquisa e extensão sobre o assunto.

O projeto de extensão "Farmácia de Ouro" desenvolveu três produtos da Campanha de Promoção da Qualidade do Uso de Medicamentos durante o período de isolamento social e pandemia do Novo Coronavírus. O acesso aos medicamentos sofreu alterações temporárias e novas normas começaram a serem aplicadas, uma para os profissionais e outra para os pacientes. Confira a reportagem completa sobre esse tema no site da UFOP, e acesse o Instagram do projeto para se informar mais sobre o uso de medicamentos.

DOPhar: dose de informação farmacêutica para o uso racional de medicamentos e educação em saúde, outro projeto de extensão vinculado à Escola de Farmácia, tem elaborado diversos vídeos educativos para promoção do uso racional de medicamentos e educação em saúde relacionados ao enfrentamento da Covid-19. Para ter acesso aos conteúdos e manter-se infomado, basta seguir a página do projeto: www.instagram.com/dopharufop.

Já o projeto de extensão "Ampliando os saberes em saúde", desde o início do mês de abril, vem divulgando material informativo e educativo sobre a Covid-19. No Instagram do projeto, os informes, sempre baseados em conhecimento científico, abrangem desde cuidados básicos até os aspectos particulares da doença para pacientes diabéticos; novo prazo de validade das receitas liberadas pelo Programa Farmácia Popular; melhores procedimentos de limpeza e desinfecção dos ambientes hospitalares e das Unidades de Saúde; entre outros temas. Sua última publicação apresenta 9 motivos que mostram que ainda não é o momento para flexibilizar o isolamento social.

O "Portal de Informações sobre o Uso da Cloroquina no Enfrentamento da Covid-19", composto por um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPG-CiPharma), da UFOP, está reunindo informações a fim de compreender as potencialidades e os limites do uso da cloroquina, e do seu derivado, a hidroxicloroquina, no tratamento da Covid-19. Esse portal deverá facilitar a consulta por profissionais da saúde, de forma a subsidiar decisões do uso destes medicamentos. As informações são disponibilizadas na página: covid19.cipharma.ufop.br.

Outro projeto do PPG-CiPharma, "UFOP em ação – Prevenção e rastreamento de risco para Covid-19 nos municípios de Mariana e Ouro Preto", pretende rastrear os casos suspeitos nos municípios e auxiliar as equipes de atenção primária em saúde no monitoramento de pessoas em isolamento domiciliar e daquelas consideradas grupos de risco.

Uma das ações realizadas na Escola foi a produção de 200 litros de sabonete líquido no Laboratório de Saneantes e Domissanitários. A produção foi doada à Secretaria de Saúde de Ouro Preto, para utilização nas ações de enfrentamento à pandemia.